PORTES GRÁTIS PARA ENCOMENDAS > 50€ EM PORTUGAL CONTINENTAL

Pele Atópica

A Dermatite Atópica é uma doença inflamatória crónica e não contagiosa que se manifesta no maior órgão do corpo humano: a pele.

A sua incidência tem vindo a aumentar nos últimos anos e estima-se que atualmente afete cerca de 10% a 20% da população pediátrica. Geralmente, tem um início precoce, aparecendo nos primeiros anos de vida. Na maioria dos casos, a doença tende a melhorar e até desaparecer com a idade, embora possa permanecer por toda a vida.

Até aos dois anos de idade, a dermatite atópica pode atingir toda a superfície corporal, sendo mais comum o seu aparecimento na face, parte posterior dos braços e parte anterior das pernas. Depois dos dois anos de idade, verifica-se uma mudança da localização das lesões, sendo mais comum o seu surgimento nas pregas (cotovelos, joelhos, tornozelos, pescoço). Na idade adulta as lesões localizam-se essencialmente nas mãos e pés, nas pregas e na região cervical.

Não existe uma etiologia para a dermatite atópica, mas sabe-se que possui um elevado fator genérico e que de um modo geral afeta pessoas com histórico pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica.

Caracteriza-se por secura e prurido cutâneo, porém os sintomas variam de pessoa para pessoa, de época para época, mesmo de dia para dia. Esta doença é conhecida por apresentar duas fases distintas: uma fase inativa à qual podemos chamar de "intervalos" e uma fase ativa à qual damos o nome de "crises agudas". Na fase inativa, a pele fica apenas seca e irritada, e os sintomas podem ser controlados com cremes hidratantes específicos para pele atópica.

Porém na fase ativa a pele fica inflamada e pode apresentar lesões como erupções avermelhadas, formando pápulas ou vesículas, com exsudação sendo necessário utilizar produtos cosméticos mais específicos para o tratamento das crises ou tratamentos farmacológicos como corticosteroides ou antihistamínicos.

Aconselhe-se com o seu farmacêutico. Para si, somos sempre Farmácia de Serviço!

Partilhar: