Responsabilidade social

-Recolha de Medicamentos:

A Valormed é uma sociedade sem fins lucrativos que tem a responsabilidade da gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso. Disponibiliza aos cidadãos, através de contentores que se encontram instalados nas farmácias, um sistema cómodo e seguro onde pode entregar os medicamentos que já não utiliza ou fora do prazo.

Uma vez cheios, os contentores de recolha são selados e entregues aos distribuidores de medicamentos que os transportam para um Centro de Triagem. No Centro de Triagem os resíduos são separados e classificados para, finalmente, serem entregues a gestores de resíduos autorizados responsáveis pelo seu tratamento:
– Reciclagem (papel, plástico, vidro, etc).
– Incineração segura com valorização energética dos restantes resíduos.

Por isso, entregue-nos os seus medicamentos fora de prazo ou uso, sem descartá-los no lixo comum, contaminando o meio ambiente. Ajude-nos a dar o destino correto aos medicamentos que já não utiliza, de modo a preservar o ambiente.

-Recolha de Radiografias:

Em parceria com a AMI, desenvolveu-se uma campanha anual de reciclagem de radiografias, durante a qual a população pode contribuir deixando as suas radiografias, com mais de 5 anos ou sem valor de diagnóstico, nos sacos disponíveis em qualquer farmácia, sem relatórios, envelopes ou folhas de papel.

A reciclagem das radiografias permite evitar a sua deposição em aterro, minimizando assim a contaminação do ambiente, e obter a prata, reduzindo desta forma a sua extração na natureza e as nefastas consequências que o processo de extração de metais preciosos tantas vezes têm, quer pela destruição de áreas naturais quer pela exploração das populações locais, muitas vezes em países em desenvolvimento.

O dinheiro resultante da sua reciclagem reverte para a ação da AMI na angariação de fundos para fins humanitários em Portugal e no mundo.

Entregue-nos as suas radiografias, em qualquer altura do ano!