Saúde e Bem-Estar

Hidratação através dos Alimentos

A água é muito importante para o correto funcionamento do corpo.

Principalmente agora no Verão, é muito importante manter-se hidratado. A desidratação é especialmente perigosa nas crianças e nos idosos. A falta de água no organimo pode levar ao mau funcionamento dos órgãos, em especial os rins e o coração.

Para além do protetor solar, deve levar sempre para a praia, água e um lanche. Opte sempre por uma alimentação mais saudável, com menos gordura e açúcar. Existem alimentos que possuem grandes percentagem de água e que por isso, podem ajudá-lo a manter-se hidratado.

 

Sim, há alimentos que também hidratam!


Frutas como a melancia, melão, morangos, framboesas, amoras, uvas, pêra, pêssego e maçã são ótimas escolhas para os dias quentes. O tomate, alface, cenoura e pepino são os vegetais com maior percentagem de água e ótimos para fazer saladas e sanduíches.

Para além da elevada quantidade de água na sua composição, são também ricas em vitaminas e minerais, e fibras que contribuem para o correto funcionamento do intestino.

 

Na praia, com muito calor, uma cerveja fresquinha até pode ser agradável, mas o efeito diurético aumenta a produção de urina e a consequente perda de água.

Por isso, neste verão faça a escolha correta.

Distúrbios do Sono - Insónias

Dormir é uma necessidade básica que potencia o descanso do nosso corpo e a reorganização emocional da nossa mente. Quando, por diversos motivos, não conseguimos adormecer ou a qualidade do nosso sono é reduzida, estamos perante a Insónia.

 

A falta de sono pode prejudicas as funções cerebrais, afetar o controlo hormonal e enfraquece as defesas do organismo, podendo traduzir-se em:

  • Hipersonolência diurna
  • Cansaço
  • Irritabilidade
  • Dificuldade de concentração
  • Menor capacidade de memória
  • Ansiedade
  • Depressão

 

Bons hábitos podem ajudar a prevenir insónias e promover um sono saudável. Por isso, regularize os seus hábitos de sono, melhore o ambiente do local onde dorme e procure resolver os problemas que lhe provocam stress.

Se tem, de forma frequente, insónias, ou outro distúrbio do sono, dirija-se à Farmácia e encontrará profissionais de saúde disponíveis para o ajudar.