O Sol e a Pele dos Bebés

Tradicionalmente, associa-se a protecção à praia, no entanto é fundamental reforçar a ideia de que as medidas devem ser adoptadas sempre que existe exposição ao sol.

Os cuidados devem ser assumidos logo desde o nascimento, uma vez que a pele dos bebés é muito mais sensível do que a dos adultos e, portanto, mais sujeita aos riscos das agressões externas.

O Sol e a Pele dos Bebés

De entre as medidas de protecção mais importantes, importa salientar as seguintes:

  • Os bebés com menos de seis meses de idade não devem ter exposição solar directa. Isto implica não ir à praia, porque mesmo estando à sombra estão sujeitos à radiação que reflecte na areia clara e na água.
  • Não se pode apanhar sol entre as 11h00 e as 17h00. Durante esse período, a intensidade de radiação ultravioleta é muito maior, e os efeitos nocivos na pele são mais prováveis.
  • O corpo da criança deve estar parcialmente coberto, para minimizar a área de exposição. Sempre que possível, deve usar uma t-shirt e calções. Prefira roupa escura, pois impede mais a passagem da radiação ultravioleta.
  • O protector solar ideal é o 50+. Até aos dois anos prefira cremes à base de filtros minerais ou organo-minerais não absorvidos pela pele, de forma a ser mais inócuo.
  • Todas as crianças devem usar chapéu de abas, para proteger o pescoço e a nuca. Se possível, também óculos de sol com protecção adequada contra a radiação ultravioleta.

Aconselhe-se com o seu farmacêutico. Para si, somos sempre Farmácia de Serviço!

Fonte: Revista Saúda – Agosto 2020

Relacionados

Cólicas no Bebé

Saber mais
Farmácia Carvalho Chat
Benvindo à Farmácia Carvalho!
Vamos conversar?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.