Saúde Oral - Para além dos habituais cuidados diários

A manutenção de uma boa higiene oral, aliada à prática de uma alimentação saudável e ao reforço da resistência dentária, é fundamental para a prevenção de problemas.

Existem no mercado alguns suplementos com acções importantes neste contexto:

• Probióticos
    São microrganismos vivos, benéficos em termos de saúde. Alguns estudos relacionam a toma de determinados probióticos com a prevenção e tratamento de várias doenças orais infecciosas como as cáries dentárias, doenças periodontais, infecções fúngicas e halitose. Vitamina E, A, Zinco e alguns flavonóides (extracto da casca de limão). Têm um papel importante na manutenção da saúde periodontal, protegendo as células do stress oxidativo, resultante do desequilíbrio entre a agressão dos microrganismos e a resposta inflamatória do organismo.
  • Vitamina C
    Além de contribuir para o equilíbrio do sistema imunitário, é fundamental para a formação do colagénio, uma proteína importante no normal funcionamento dos vasos sanguíneos, dentes e gengivas. A sua deficiência severa pode levar ao aparecimento de lesões graves nas gengivas. Possui também propriedades antioxidantes.
  • Flúor
    Contribui para a manutenção da mineralização dentária, tornando o esmalte mais resistente à destruição pelos ácidos e menos susceptível à cárie dentária.
  • Cálcio e Vitamina D
    O cálcio é fundamental para o fortalecimento dos dentes, mas para ser absorvido é necessária a presença da vitamina D. A vitamina D é importante a nível do sistema imunitário e do processo inflamatório. A sua carência pode levar à progressão da doença periodontal. Níveis adequados reduzem o risco de gengivite e periodontite.

É importante esclarecer junto do médico ou do farmacêutico eventuais efeitos secundários associados à toma de suplementos, e se poderá ou não haver interferência com a medicação que se está a tomar.

Aconselhe-se com o seu farmacêutico. Para si, somos sempre Farmácia de Serviço!

Fonte: Revista Saúda – Agosto 2020