Gengivite - O que é?

As doenças periodontais inflamam e destroem as estruturas que envolvem e dão suporte aos dentes, sobretudo as gengivas, o maxilar e a camada externa da raiz do dente.

Entre elas temos a Gengivite, uma doença que apresenta inflamação das gengivas.

A gengivite pode não apresentar dor, então é importante ficar atento a qualquer um dos sintomas que possa surgir:

• Gengiva inchada, vermelha, sensível ou com sangramento
  • Gengiva que recua ou se afasta do dente
  • Mau hálito persistente ou mau gosto na boca
  • Dentes soltos
  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva

No entanto, uma gengivite sem tratamento pode converter-se em periodontite, uma doença mais grave das gengivas que pode ter como consequência a perda dos dentes.

As causas para este problema resultam, na maioria das vezes, de uma escovagem e limpeza com fio dentário inadequadas, mas podem também resultar de distúrbios médicos ou do uso de certos medicamentos. Numa escovagem inadequada, a placa bacteriana permanece ao longo da linha da gengiva e se acumula entre as gengivas e os dentes. Quando a placa bacteriana permanece nos dentes mais de 72 horas, pode solidificar-se sob a forma de tártaro, que não é totalmente eliminado através da escovagem e da utilização de fio dental ou escovilhões. A placa causa irritação nas gengivas e forma bolsas entre os dentes e as gengivas. As bactérias que vivem nessas bolsas podem causar gengivite, além de cáries nas raízes dos dentes.

Por isso, nada melhor do que prevenir! Isso passa, não só, por ter uma boa higiene oral, mas também manter uma alimentação correta para garantir nutrição adequada, evitar cigarros e outras formas de tabaco e ainda ir ao dentista regularmente.

Aconselhe-se com o seu farmacêutico.
Contacte-nos!