PORTES GRÁTIS PARA ENCOMENDAS > 50€ EM PORTUGAL CONTINENTAL

Cuidados com a pele no Inverno

A pele é o nosso maior orgão, sendo, também a primeira barreira do nosso corpo contra os factores externos (radiação solar, alterações de temperatura, aletrações climáticas).

A sua estrutura em camadas desempenha funções de proteção e regulação, pelo que a manutenção do seu estado normal é essencial.

Durante o inverno, a nossa pele fica exposta a um ambiente mais frio e seco, perde água e fica desidratada, com sensação de repuxar e até descamação. Há zonas naturalmente mais secas, como é o caso dos cotovelos, joelhos, mãos e pés e devemos ter uma especial atenção com a hidratação destas zonas.

Outros conselhos incluem:

  • Não tomar banhos muito quentes, nem utilizar produtos que façam muita espuma (são mais detergente e retiram o filme hidrolipídico da pele)
  • Preferir sabonetes suaves ou formulações em óleo.Logo após o banho, com a pele ainda húmida, aplicar um hidratante nas áreas mais secas
  • Beber bastantes líquidos, como água ou chá, ao longo do dia
  • Utilizar protetor solar: apesar de incidência de raios UVB ser menor nesta altura do ano, a radiação UVA, principal causadora do envelhecimento cutâneo, continua forte. Portanto, apesar de não se "queimar", o sol danifica a pele e por isso devemos protegê-la com filtros solares
  • Aplicar creme de mãos e stick labial várias vezes ao dia, sobretudo se houver tendência para frieiras ou cieiro.

Aconselhe-se com o seu farmacêutico sobre os produtos de inverno mais indicados para a sua pele. Para si, somos sempre Farmácia de Serviço!

Partilhar: