PORTES GRÁTIS PARA ENCOMENDAS > 50€ EM PORTUGAL CONTINENTAL

Cáries - Tudo sobre esta doença

A cárie dentária é uma doença muito comum e afeta quase 90 % da população.

Para lá do desconforto que provoca, a cárie afeta a saúde geral do indivíduo ao dificultar a mastigação, alterar o desenvolvimento do organismo, alterar a estética facial, provocar perturbações da fala e originar complicações infeciosas.

É normal existirem bactérias na boca, que convertem os alimentos em ácidos. A cárie dentária é uma doença de origem bacteriana, implicando a participação de vários factores durante um certo período de tempo, para que ela se manifeste clinicamente. De facto, a presença de bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, é um factor decisivo para o desenvolvimento das cáries.

Quando os alimentos que contêm hidratos de carbono, como os doces, bolos, chocolates, gomas, etc., são ingeridos, as bactérias vão decompô-los formando ácidos que dissolvem o conteúdo mineral dos dentes, assim causando a cárie. Nem todos os dentes são afectados da mesma forma, sendo alguns mais susceptíveis à cárie. Os dentes acabados de romper, molares e pré-molares, que, pela sua forma mais irregular, permitem que os restos alimentares se alojem mais facilmente e durante mais tempo, são dentes com maior tendência para o desenvolvimento de cáries.

Aconselhe-se com o seu Farmacêutico. Para si, estamos sempre de serviço!

Partilhar: